Onde deitar o óleo dos fritos?


Mesmo que não façamos muitos fritos, quando os fazemos, deitamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo?
Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? - perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que temos a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas de refrigerantes ou até a do próprio óleo), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico).

Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais, e ser necessário dispender milhares de euros a mais para o seu tratamento.

UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA: o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição... se não fizermos a nossa parte, será muito difícil.

Só o homem degrada o meio ambiente. Só o homem pode recuperá-lo.

3 comentários:

Zig disse...

Parabéns por tocares neste assunto. O nosso país está 20 anos atrasado na área da reciclágem, quem devia de informar sobre estes assuntos não o faz. As câmaras municipais gastam rios de dinheiro em cadernos municipais, para quê? Só para se auto-elogiarem, pelo menos no caso de Beja. Quando há eleições, aí então, estes papeis até brilham. Não custava nada, num período de duas vezes por ano, escreverem sobre estes assuntos.

Abade.anacleto disse...

Junto-me ao Zig e também te dou os parabéns por teres abordado este assunto de uma forma clara e precisa. Realmente não custa nada fazermos um pouco por este planeta lindo. Como também moro em Beja, apoio totalmente o que o Zig refere acerca da Câmara de Beja. Podia falar-se muito menos e fazer-se bastante mais. Continua a alertar porque vale sempre a pena.
Francisco.

Unknown disse...

entre estes há ainda outros como por exemplo como poupar água na máquina de lavar louça ou roupa ou como poupar electricidade.
Por aqui há campanhas com panfletos da Câmara e da Junta de freguesia que são entregues pelos correios...

sm

Arquivo do blogue