A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João ensina-nos que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós.
Essa mensagem leva-nos ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos.
Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.
Vivó São João!

9 comentários:

Zig disse...

Não sabia desses factos sobre o S. João. Daí as marteladas na cabeça no Porto....

Abade.anacleto disse...

Tens razão Trequita. S.João Baptista (o grande preferido dos Cavaleiros Templários) simboliza a pureza, a introspecção e a meditação como caminho para a harmonia do Ser Humano com o Universo.
Deixo este comentário com uma curiosidade. A Igreja Católica tem um panteão de m,ais de 12.000 Santos (não se incluem neste nº os Beatos). De todos estes, o único que nmorte, mas sim pelo do seu nascimento é São João.
Bjokitas.

Abade.anacleto disse...

...(Vide acima), o único que a Igreja não celebra pelo dia em que morreu, mas sim pelo dia do seu nascimento é João Baptista. Por algum motivo será.

Unknown disse...

@abade.anacleto
pois a razão não sei de certo terá algum motivo para assim ser.
Bjokitas

Unknown disse...

Tem...
Procura o significado de Litha (festa do solesticio de Verão no calendario pagão), e verás as semelhanças e os porquês.

Um sitio é a wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Litha)
Mas é só googlar e procurar...

Nessa festa:
"É costume dar continuidade a grande fogueira de Beltane, como também pula-la para se livrar dos infortúnios e da negatividade. Tradicionalmente essa fogueira é acesa com gravetos de abeto e carvalho, duas árvores consideradas mágicas pelos neopagães."

Beijo
Almaarea Na

Unknown disse...

@ "croag filliu"

Já conhecia, e já tinha falado nisso neste post:

http://trequita.blogspot.com/2006/06/our-truth-lacuna-coil-nossa-verdade-as.html

o meu comentário anterior ao abade anacleto refere-se ao porquê da comemoração do nascimento e não da morte de São João Baptista.

Unknown disse...

Como a festa esta relacionada com a felicidaade, não me parecia correcto estar a festejar a morte de alguem, acho eu, isto agora sim, sou eu a especular...

Unknown disse...

....Ja vi o Post.

Era bom que muitas mais pessoas soubessem desses pequenos pormenores destas festas todas, acho que lhes dariam mais valor e ganhariam uma consciencia maior.

Unknown disse...

@"croag filliu"

concordo contigo há muita falta de consciência e muito pouca contestação hoje em dia

sm

Arquivo do blogue