Hair




Nos últimos dias tenho andado a ler uma peça de teatro escrita por de Gerome Ragni e James Rado que fez muito sucesso no final da década de 60 e 70.


A peça é sobre um jovem que está de passagem por Nova York um dia antes de embarcar para o Vietname, conhece um grupo de hippies com os quais convive e aprende os absurdos da guerra, além de se apaixonar por uma jovem.
Algumas canções desse espetáculo e, depois, do filme nele inspirado tornaram-se muito conhecidas, como Let the Sunshine In e Aquarius.


Na altura em que estreou, a peça foi muito controversa pois os actores apresentaram-se nús em cena e deram livre curso à sua desinibição.


Na altura pensava-se que a necessidade de desinibição e de ruptura com os preconceitos, eram o resultado lógico de séculos de hipocrisia.


Agora que terminei de ler, pergunto-me:


... e hoje em dia? quais são os jovens com coragem para se rebelarem, para acreditarem em ideais?


... o nosso país está cheio de cordeirinhos! onde estão os nossos líderes?


... eu, falo por mim, sinto-me encurralada e sem forças para lutar contra a corrente, admiro aqueles que um dia tiveram coragem para se impôr e lutaram por conseguir aquilo que achavam ser justo!

Para quem não conseguiu ver o blog e/ou o vídeo pode vê-lo mesmo aqui ao lado :)
É só carregar no "play"!
Estou toda contente, agora tenho uma música composta só para mim....
:)


Hoje venho divulgar mais um blog...


só que este é diferente de todos os outros, sabem porquê?


Não? passem pelo http://apaulosilva.spaces.live.com/ e deixem um comentário!

Não se esqueçam de ver bem o vídeo que lá está :)

Para mim foi simplesmente uma das melhores surpresas de sempre :)


Hoje foi mais um dia de greve!!!

Como a ministra decidiu vergonhosamente ignorar a greve e tudo o que ela representa, eu decidi ignorar a senhora ministra... vou antes publicar um mail que recebi hoje e que é igualmente vergonhoso...


03/10/2006

Num daqueles programas da manhã da SIC ou TVI esteve como convidado um senhor, humilde, a contar uma história que ultrapassa acompreensão:

Faz três anos ficou COMPLETAMENTE CEGO fazendo uns trabalhos desoldadura.

Fartou-se de ir a os médicos do serviço nacional de saúde, médicos emaismédicos, horas e horas de espera para as consultas, etc.Os médicos tinham dito que o caso não tinha cura, e que só poderiaserobservado para obter ALGUMA MELHORA em Cuba ou Espanha.

Resumindo:

ele é pobre, e o nosso serviço nacional de saúde não se preocupou em canalizar o homem para ser visto no estrangeiro. Ele queria suicidar-se, já não queria mais viver assim. Por coisas da vida, o seu filho é casado com uma UCRANIANA, (um paíspobre?) e ela através de familiares na UCRÂNIA tentou levar o sogro por sua conta para ver se poderia haver esperança. CONCLUSÃO:

Ele chegou à UCRÂNIA de manhã e foi levado de IMEDIATO para o serviço médico para dar entrada NESSE MESMO DIA. Às duas da tarde, fez uma cirurgia com LASER.

ACONTECEU UM MILAGRE!!!Quando ele acabou a sessão laser, JA ESTAVA A VER O MÉDICO.MILAGRE??????

NÃOOOOOOOOOOOOOO!!! ISTO CHAMA-SEMEDICINA E TECNOLOGIA!!!

EM PORTUGAL O DESGRAÇADO NUNCA MAIS RECUPERARIA A VISÃO!TRÊS ANOS CEGO E RECUPEROU A VISTA EM MINUTOS!!!!! O homem chorava ao contar isto ...MAIS, O MELHOR É QUE NÃO PAGARAM NADA........ N.A.D.A!SÓ pagou as gotas que têm que deitar nos olhos!O homem ainda falou no Ministério da Saúde Português, mais foi deitar água num cesto...Que vergonha este nosso serviço nacional de saúde!!!!

Mais um pouco de sabedoria Matemática...

Quando dizemos que a Matemática é utilizada por todos no seu dia-a-dia somos olhados com alguma desconfiança mas reparem em mais um exemplo que comprova a minha opinião.


O Nó:

Todos fazemos nós, nem que seja quando atamos os nossos sapatos, sabiam que isso também é Matemática? Não acreditam?


Os matemáticos identificaram 1 701 936 nós diferentes (com 16 cruzamentos, no máximo). Foi extremamente difícil elaborar uma lista completa, pois umas vezes dois nós que parecem diferentes são exactamente iguais. Outras vezes um emaranhado que parece um nó não passa, na realidade, de um falso nó.

Tenho um truque para fazer um dos mais simples nós conhecidos, o nó de trevo, para isso é necssário um cordel ou uma linha:


1. Esticar o cordel em cima de uma mesa, deixando uma das pontas junto da mão direita e a outra junto da mão esquerda.

2. Sem tocar no cordel, cruzar os braços da seguinte maneira: com a mão esquerda agarrar o braço direito acima do cotovelo; passar o antebraço direito sobre o esquerdo e colocar a mão direita por baixo do sovaco esquerdo.

3. Debruçar-se sobre a mesa e, sem descruzar os braços, recolher a ponta esquerda do cordel com a mão direita e a ponta direita com a mão esquerda.

4. Descruzar os braços sem largar as pontas do cordel. Se tudo foi feito correctamente, o cordel deve apresentar um nó.


Para evitarem enganos, os matemáticos arranjaram formas através das quais é fácil saber quais são os falsos nós e quais são os verdadeiros e, de entre estes últimos, identificar os vários tipos de nós. Os cientistas continuam à procura de uma fórmula capaz de identificar todos os nós possíveis e imaginários.

.......................................

Agora devem estar a perguntar-se "Sim, mas para que é que isto serve?"


Os cientistas utilizam a teoria Matemática dos nós para compreenderem melhor a cadeia do ADN (ácido desoxirribonucleico) . Os filamentos de ADN mantêm-se enrolados como esparguete microscópico dentro das células das plantas e dos animais. Estes filamen­tos tanto podem encontrar-se enrolados uns nos outros como estar ligados, formando laços, ou até unidos em nós.


Os especialistas em biologia molecular desco­briram que, quando os vírus atacam uma célula, podem quebrar a cadeia de ADN e voltar a unir os filamentos, formando nós.


Actual­mente, os bió­logos e os matemáticos trabalham em conjunto e servem-se da teoria dos nós com o objectivo de compreenderem o tipo de comportamento dos vírus. É bem possível que dessa colaboração resulte a descoberta da cura para algumas doenças.


Se este tema vos interessou consultem:

Math Trek - Aventuras no Parquemático Ivars PetersonNancy Henderson VIVA A MATEMÁTICA (Gradiva)



Hoje decidi divulgar mais um blog bejense :)

...Metades de mim...

Trata-se, a meu ver, de um blog algo intimista, muito bem conseguido.

gosto de me perder pelos seus jogos de palavras...


Peço desculpas para a interrupção momentânea mas além de estar com toneladas de trabalho, necessitei dos restinhos de tempo que me sobraram para reflectir e basicamente fazer um balanço de vida...
Confesso que uma semana é pouco tempo para tais reflexões mas para mim chegou :) pois estas são coisas que acontecem de forma progressiva, digamos que era algo que já estava a germinar há algum tempo...
Estou de volta é o que interessa! Embora um pouco mais madura e consciente.
Decidi alterar o rumo do blog que se estava a tornar muito banal e sem interesse,
passarei a publicar mais de mim e menos de outros :)

Irei continuar a viver o sonho que hoje já se mistura com a realidade

sm

Arquivo do blogue