Violência...


Como já aqui referi num outro "post" , este ano, para além de leccionar Matemática, também estou a leccionar uma disciplina pioneira no nosso país... Educação para a Sexualidade.
De entre várias actividades que já estou a desenvolver com os meus alunos houve uma que se revelou muito interessante para mim. No final de uma das aulas facultei aos alunos uma caixa onde poderiam colocar dúvidas anónimas ou não e com a possibilidade de resposta em privado. Inicialmente pensei que dentro da caixa encontraria apenas dúvidas ingénuas ou infantis e principalmente brindadeirinhas/asneiras que os alunos tanto gostam de fazer.

"Ela tinha 16 e foi viver com ele aos 18 na ilusão de que ele seria o seu príncipe encantado. Mas o conto de fadas virou pesadelo. Ele não a deixava falar com ninguém, nem mesmo com a família... batia-lhe e ela acabou por tornar-se sua escrava."

"O que devemos fazer se alguém nos ameaçar e nos obrigar a fazer coisas (a nível sexual) que não queremos?"

"Devemos contar tudo, mesmo que nos ameacem?"

Fiquei bastante surpreendida com o nível de questões mas principalmente com as que se referiam a volência e a abusos sexuais, espero conseguir estar à altura das situações que me esperam e que consiga ajudar sempre que for necessário, por enquanto espero que sejam só dúvidas e que nada de real se esteja a passar com estes meus novos alunos...

6 comentários:

RCataluna disse...

Acho que tiveste uma óptima ideia (a da caixa) e que essa disciplina poderá ser muito útil para os alunos. Que corra tudo bem!!

Barão da Tróia II disse...

Pois tivessem os nossos arautos da defesa da moral consciência do país onde vivem e toda estaria mais ou menos resolvido. Bom fim de semana e continuação desse bom trabalho.

Zig disse...

É muito importante para a vida dos jovens que alguém lhes fala da sexualidade. Por vezes, ou melhor, muitas vezes os pais não conseguem esclarecer os seus filhos sobre este tema sensível, os média também são o que são (Morangos com açúcar etc...), os amigos pouco mais sabem do que eles próprios.

Tal como já tinha dito no meu blog, desde que escrevo sobre histórias da minha vida, lembro-me de muitas coisas do passado. Também fizemos uma acção semelhante à tua. Cada um escrevia numa caixa a sua pergunta, no fim o professor lia-as respondendo para todos às dúvidas. Bem, isto foi há 30 anos, hoje em dia as dúvidas são cada vez, eu não diria maiores, mas sim mais complicadas. Os alunos sabem hoje muito mais, muitos já iniciaram a sua vida sexual, as perguntas ou dúvidas acredito que por vezes são surpreendentes!

Parabéns por esta iniciativa!

Abade.anacleto disse...

Parabéns pela ideia da caixa. Realmente as crianças conseguem surpreender-nos de formas incríveis. Que tudo corra pelo melhor e tenho a certeza que te vais dar bem.
:)

13a... disse...

Espero mesmo que sejam suposições e não duvido da tua disponibilidade para ajudar, mas se as questões forem realmente sérias previno para enorme coragem necessária para lidar com elas. Coragem, muita coragem, porque as aulas podem ajudar os alunos mas certamente não poderão mudar a maldade dos maltratadores! MUITA SORTE para o excelente trabalho que desenvolves!

Ben Az disse...

Mt giro !!!

Vão a : www.planeta-bernardo.blogspot.com

sm

Arquivo do blogue