Raciocinar,
planear,
resolver,
abstrair idéias,
compreende-las
e aprender.

Desejo a todos um fim de semana com muuuuuuita luz :)


Violência...


Como já aqui referi num outro "post" , este ano, para além de leccionar Matemática, também estou a leccionar uma disciplina pioneira no nosso país... Educação para a Sexualidade.
De entre várias actividades que já estou a desenvolver com os meus alunos houve uma que se revelou muito interessante para mim. No final de uma das aulas facultei aos alunos uma caixa onde poderiam colocar dúvidas anónimas ou não e com a possibilidade de resposta em privado. Inicialmente pensei que dentro da caixa encontraria apenas dúvidas ingénuas ou infantis e principalmente brindadeirinhas/asneiras que os alunos tanto gostam de fazer.

"Ela tinha 16 e foi viver com ele aos 18 na ilusão de que ele seria o seu príncipe encantado. Mas o conto de fadas virou pesadelo. Ele não a deixava falar com ninguém, nem mesmo com a família... batia-lhe e ela acabou por tornar-se sua escrava."

"O que devemos fazer se alguém nos ameaçar e nos obrigar a fazer coisas (a nível sexual) que não queremos?"

"Devemos contar tudo, mesmo que nos ameacem?"

Fiquei bastante surpreendida com o nível de questões mas principalmente com as que se referiam a volência e a abusos sexuais, espero conseguir estar à altura das situações que me esperam e que consiga ajudar sempre que for necessário, por enquanto espero que sejam só dúvidas e que nada de real se esteja a passar com estes meus novos alunos...


Regresso às aulas!
Amanhã dá-se o início das aulas aqui na Região Autónoma da Madeira, apesar de já ter começado a trabalhar no duro desde o dia 1 de Setembro.
A minha escola já tem tudo "organizadinho", em princípio não haverá problemas, aqui começam as aulas mais tarde mas, como já está tudo "direitinho", começa-se com mais ritmo.
Amanhã lá vou voltar à vidinha de sempre :) Vamos a ver como serão os pestinhas deste ano! uma das turmas já é minha há dois anos mas as outras ainda não conheço, vamos a ver o que me saiu na rifa desta vez :)


Confesso que socumbi à publicidade e fui investigar o teor do novo jornal "O Sol", não comprei o jornal mas visitei o site na internet http://www.sol.pt
Não fiquei muito surpreendida, pareceu-me ser algo "soft", "colorido", mais ligado à parte estética do que ao conteúdo... pode ser que esteja a ser injusta mas por enquanto é esta a minha opinião, e a vossa qual é?


Um documentário a não perder hoje às 23,30h na RTP2

"Degelo - Aquecimento Global, Uma Viagem com Paul Rose"

O Aquecimento Global continua a ser origem de controvérsias e debates entre cientistas. Alguns defendem que a temperatura global tem aumentado drasticamente desde há 150 anos. Enquanto outros alegam que há 4000 anos a temperatura era mais elevada do que a actual.

Não vou perder! está quase na hora :)



Se há algo que me irrita profundamente (embora sem que eu saiba concretamente porquê) é a publicidade que fazem na RTP1 ao novo programa "A Voz do Cidadão", trata-se de um programa da responsabilidade do Prof. Dr. José Manuel Paquete de Oliveira. Este programa (segundo a publicidade) irá fazer com que a Justiça fique ao alcance do cidadão (sem comentários), irá reflectir o tratamento dos casos mais significativos de cada semana, trazidos à apreciação do Provedor pelos Telespectadores.

Não sei bem por que razão me irrita tal anúncio mas acho que provavelmente será por não acreditar que os pedidos de alguns cidadãos possam alterar aspectos da televisão portuguesa...
acho que é mais uma forma que encontraram de se aproveitar da constante insatisfação do público!

É óbvio que, por mais que se tente, irá sempre existir algum telespectador a reclamar por causa de qualquer coisa...
entretanto lá tenho eu que levar com a publicidade do sr. Provedor todos os dias!


Peço desculpas pela minha ausência momentânea mas ando muito atarefada!
As aulas estão quase a começar (aqui só começam no dia 25) e além disso envolvi-me num projecto da Secretaria Regional de Educação que me tem dado muito trabalho...
Trata-se do projecto de Educação para a Sexualidade que vou desenvolver na minha Escola... posteriormente darei notícias do desenvolvimento do projecto, espero ter mais um tempinho para poder voltar ao Blog em condições!
Bjokitas

Mais uma manobra de diversão da nossa querida ministra da educação!!!

Ora qual não foi o meu espanto quando me dei conta de mais uma nova estratégia deste ministério para manipular a opinião pública...

O Ministério da Educação vem agora a público informar que encomendou um estudo e tem em mãos uma proposta para que as batatas fritas, refrigerantes e alguns salgados saiam dos bares das escolas. As recomendações foram elaboradas por uma equipa da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a pedido da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação.
De acordo com a proposta, alimentos como batatas fritas, tiras de milho (aperitivos), rissóis, croquetes, folhados ou sumos com menos de 50 por cento de fruta não deverão estar disponíveis nos bares e nas máquinas de venda automática nas escolas.Paralelamente, e em substituição destes alimentos ricos em gordura, os bares e máquinas de venda automática deverão promover a venda de alimentos como leite, iogurtes, sumos com mais de 50 por cento de fruta, batidos de fruta, pão de mistura, fruta e sandes de queijo ou fiambre de aves.Os chocolates a que os estudantes deverão ter acesso por estes meios são os que contêm mais cacau, mais leite e menos açúcar.

Ora tudo isto é muito bonito, não fosse o caso de a maioria das escolas já ter adoptado este tipo de medidas há já alguns anos (a escola onde lecciono, por exemplo, há 4 anos que não dispõe de chocolates, refrigerantes, salgados nem pão branco). É certo que devem existir algumas escolas onde essas medidas ainda não foram implementadas mas à nossa ministra bastava tomar medidas apenas nessas escolas que ainda não adoptaram esses cuidados, escusava de mais uma vez tentar fazer o papel de boazinha e defensora das criancinhas!

Cada vez mais penso que o lema deste ministério é: Viva a publicidade enganosa!

Foto:Rui Marote


Estou completamente indignada!

A onda de calor é apontada como a principal responsável pelo vários incêndios que se propagam um pouco por toda a ilha da Madeira.
Em Santa Cruz, Machico, Caniçal, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Santana, Câmara de Lobos, Calheta e Porto Moniz registaram-se vários focos de incêndio, e a maior parte está controlada, com excepção do Caniço (cidade onde vivo).

É revoltante ver arder um local como este!
Continuo a pensar se não haverá mão criminosa nisto!

Pensava eu que ao vir para a Madeira me livrava do calor do Alentejo...
Pois há duas noites que por volta das 2 da manhã estão 33º C !
Uma coisa é aguentar 40º de dia mas 33º num clima húmido e de madrugada é obra.
Uma pessoa só pensa em dar um mergulhito mas mesmo a água do mar está quente! hoje à noite vou fazer como a maior parte das pessoas daqui, por volta das 2 da manhã desce-se até à praia e dão-se umas braçadas.
Se aqui está assim tão quente eu imagino no Alentejo!


Olá a todos cá estou eu de volta :)
Baterias recarregadas no calor do Alentejo e
o "trabalhinho" já começa segunda...
Peço desculpas mas hoje não estou com paciência para grandes "posts", digamos que ainda estou no rescaldo da partida de Beja às 15h... ufa que "calorão" :)
Bjokitas a todos

sm

Arquivo do blogue