Li hoje no jornal uma notícia que me fez admirar o nosso organismo pela sua resistência e capacidade de adaptação.

Uma equipa da Universidade de Brown (Providence, EUA) mostrou como um doente tetraplégico foi capaz de mover um cursor no ecrã de um monitor apenas com o pensamento.
Isso foi possível por lhe ter sido implantada uma prótese no cérebro.
O dispositivo consiste numa série de eléctrodos que armazenam a actividade neuronal na área que comanda o movimento dos braços.Apesar de o doente estar paralisado há três meses, os cientistas descobriram que persistia a actividade naquela parte do cérebro.
No processo, os eléctrodos do sensor gravaram a informação daquela zona cerebral para depois a descodificarem e processarem num computador, de tal forma que a informação neuronal se transformou em ordens de movimento dadas a um computador ou a uma prótese.
Assim, e apesar do paciente não poder mexer os membros, foi capaz de realizar uma série de tarefas com um computador, como abrir correio electrónico, usar um televisor e até abrir e fechar a prótese de uma mão.

isto dá que pensar,
com ou sem ajuda de tecnologia o nosso cérebro é mesmo capaz de actos impensáveis.

6 comentários:

Zig disse...

O cérebro é a última fronteira. Ainda não está completamente investigado. Ainda tem muitos segredos.

Mas dizes bem, o corpo é uma boa máquina. Mas alguns só descansam quando o destruíram quase por completo. Fumam, bebem álcool em demasia, tomam anti-depressivos em doses industriais, enfim...

Trequita disse...

@blog do zig

Qualquer dia ficam os segredos todos desvendados.

Não faço parte dos que gostam de se auto-destruir e sei que tu também não!
Bjokitas

Pedro Semjeito disse...

Não diria "impensáveis" na medida em que toda a nossa realidade contruída tem como base a imaginação mental...ou parvoíce?

lune disse...

Pois.. é o que eu digo, a mente comanda a vida, temos é que saber controla-la, quando conseguirmos aí evoluiremos...and so on...
Beijos
Jaci

Pedro Semjeito disse...

controlar é ilusório...o próprio conceito de mente parece ser demasiado ambicioso para algo de natureza tão caótica. não é a própria evolução uma ilusão...?

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it film editing schools

sm

Arquivo do blogue