Como se não bastassem todas as medidas mirabolantes que o ministério da Educação tem lançado cá para fora, agora inventou mais uma para enganar descaradamente os professores, os alunos e seus familiares!

Agora o segundo ciclo vai passar a ter um só professor que vai ter que dar Português, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia, expressão plástica, expressão musical e expressão motora.

Para se adaptarem a este novo regime, os professores têm que obrigatoriamente tirar um mestrado de ensino específico.

É como dizer: Não queremos cá ninguém especializado numa área, porque é muito mau para um professor estar bem preparado, é melhor estar mal preparado em muitas áreas!

A ministra ainda tem o descaramento de vir dizer que essa vai ser uma forma de combater o insucesso! Só quero ver o descalabro que vai ser quando os meus colegas de línguas que têm aversão a Matemática tiverem que leccionar a disciplina! De qualquer forma não penso que um mestrado possa tornar alguém especializado numa área que não gosta...

Do ministério saíu também a justificação de que os alunos sentem uma grande diferença entre o 1º e o 2º ciclos devido ao grande número de professores (o que é claramente mentira uma vez que no primeiro ciclo os alunos têm o professor titular mas também têm os professores de Inglês, Educação Física, Educação Musical, Educação Moral e religiosa entre outros.)

Só quem é cego é que não vê que esta medida vai servir apenas para que cada vez haja menos professores a trabalhar nas escolas e, consequentemente, menos salários para pagar!
Com o tempo haverá também alunos num estado muito pior do que aquele que temos hoje.

e viva o cinismo deste estado de democracia ditaturial!

Para ilustrar decidi colocar uma imagem de uma obra bem conhecida de todos "A lição de Salazar" ora vejam se não combina com tudo o que tem sido feito até agora pelo nosso actual governo!

decidi também transcrever um texto do Livro da Primeira Classe, da Editora A Educação Nacional, que também me faz lembrar ao discurso de muitos membros do ministério da Educação:

«A cantina escolar

- Gostei tanto de ir hoje à escola, minha mãe! A senhora professora estava muito contente, porque inaugurou uma cantina, onde os meninos pobres podem almoçar de graça. Se visse, Mãezinha! As mesas muito asseadas, os pratos branquinhos, jarras floridas e tudo tão alegre!

A sopa cheirava que era um regalo; e todos nós estávamos satisfeitos, ao ver os pobrezinhos matar a fome.

O filho do carpinteiro, a quem eu às vezes dava da minha merenda, de vez em quando ria-se para nós, como que a dizer:

- Está óptima, a sopinha!

Perguntei à senhora professora quem tinha feito tanto bem à nossa escola e ela respondeu-me:

- Foi o Estado Novo que gosta muito das crianças e para elas tem mandado fazer escolas e cantinas, creches e parques. Mas as famílias que possam também devem ajudar. Não te esqueças de o dizer à tua mãe.»

5 comentários:

RCataluna disse...

Já nem consigo comentar mais nada...
Quando vi essa notícia, fiquei siderado...

Muita paciência...

Zig disse...

De facto, só se pode explicar essa nova medida com a mania de poupar desse governo em todas as áreas. Apenas concordo com essa explicação de a mudança ser muito brusca, do 1º ao 2º ciclo, vi isso muito bem na minha filha que sentiu grandes dificuldades no 5º ano, e ela também teve, além da professora principal, mais um ou dois professores em áreas lúdicas.

Agora dar essas disciplinas todas? Nem em sonhos. E ainda por cima, vai mandar milhares de professores de novo à escola para tirar um mestrado! Só visto! Outro caso que funciona bem na teiria, mas na prática não dá.

Zig disse...

...teoria...

RCataluna disse...

Resolvi responder aqui para facilitar o teu trabalho. Espero que não te importes:)

Quando mudei o layout, o blog manteve todos os posts, incluindo os antigos. Contudo, perdi tudo o resto: a lista dos links, a rádio, o contador, etc...

O que fiz foi copiar para um documento do word todos os códigos de html dos elementos acima referidos e tive de recolocá-los novamente no novo layout. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena. A maneira de introduzir links, por exemplo, é um pouco diferente, requere alguma habituação, mas é muito mais fácil do que o actual método.

Espero ter sido útil. Se tiveres dúvidas, diz...

Barão da Tróia II disse...

Eu gostava era de perceber o que esperam estas criaturas ganhar com estas estapafurdices.Boa semana

sm

Arquivo do blogue