2007 o Ano do Golfinho

Esta iniciativa foi lançada em Setembro do ano passado no Mónaco e envolve governos, organizações não governamentais e entidades do sector privado.

Com esta campanha pretende-se consciencializar as pessoas acerca das espécies de golfinhos existentes, educar e informar políticos e envolver as comunidades locais na sua defesa, segundo o Instituto Nacional da Conservação da Natureza (ICN).

«Se esta tomada de consciência estimular medidas extremas para proteger as espécies em perigo e encorajar a protecção de outras, esta campanha deve ser considerada de enorme importância», disse à Lusa Manuel Eduardo do Santos sobre a iniciativa da ONU.
No nosso país devemos ter em conta o esforço que se está a desenvolver no Rio Sado, onde «ainda existe uma das poucas populações de golfinhos concentradas e residentes na Europa», tendo a protecção e conservação desta espécie «uma grande importância ecológica e cultural para o país».
O Ano Internacional do Golfinho faz ainda parte da «Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável», contribuindo para que se alcancem os objectivos do «Projecto Milénio» das Nações Unidas, em termos de diminuição da perda de biodiversidade.
(Diário Digital / Lusa)

São realmente animais espantosos durante as minhas viagens a Porto Santo tenho frequentemente avistado estes fascinates golfinhos fica-se sempre com uma maravilhosa sensação de paz ao vê-los ali no seu habitat natural...

1 comentários:

Zig disse...

Como deves saber, os golfinhos se pode comparar com os cães, em termos de inteligência, e também porque gostam muito do ser humano. Agora, não sabia que eles estavam em vias de extinção!

bjs.

sm

Arquivo do blogue