Tenho andado afastada dos blogues :(
Ainda estou sem computador... espero não demorar muito tempo!
Parece que o ano não está a começar da melhor forma.

pensar




Hoje este blogue completa um ano!
A todos os que o visitam e o tornam um local mais acolhedor, o meu muito obrigada :)


Como se não bastassem todas as medidas mirabolantes que o ministério da Educação tem lançado cá para fora, agora inventou mais uma para enganar descaradamente os professores, os alunos e seus familiares!

Agora o segundo ciclo vai passar a ter um só professor que vai ter que dar Português, Matemática, Ciências da Natureza, História, Geografia, expressão plástica, expressão musical e expressão motora.

Para se adaptarem a este novo regime, os professores têm que obrigatoriamente tirar um mestrado de ensino específico.

É como dizer: Não queremos cá ninguém especializado numa área, porque é muito mau para um professor estar bem preparado, é melhor estar mal preparado em muitas áreas!

A ministra ainda tem o descaramento de vir dizer que essa vai ser uma forma de combater o insucesso! Só quero ver o descalabro que vai ser quando os meus colegas de línguas que têm aversão a Matemática tiverem que leccionar a disciplina! De qualquer forma não penso que um mestrado possa tornar alguém especializado numa área que não gosta...

Do ministério saíu também a justificação de que os alunos sentem uma grande diferença entre o 1º e o 2º ciclos devido ao grande número de professores (o que é claramente mentira uma vez que no primeiro ciclo os alunos têm o professor titular mas também têm os professores de Inglês, Educação Física, Educação Musical, Educação Moral e religiosa entre outros.)

Só quem é cego é que não vê que esta medida vai servir apenas para que cada vez haja menos professores a trabalhar nas escolas e, consequentemente, menos salários para pagar!
Com o tempo haverá também alunos num estado muito pior do que aquele que temos hoje.

e viva o cinismo deste estado de democracia ditaturial!

Para ilustrar decidi colocar uma imagem de uma obra bem conhecida de todos "A lição de Salazar" ora vejam se não combina com tudo o que tem sido feito até agora pelo nosso actual governo!

decidi também transcrever um texto do Livro da Primeira Classe, da Editora A Educação Nacional, que também me faz lembrar ao discurso de muitos membros do ministério da Educação:

«A cantina escolar

- Gostei tanto de ir hoje à escola, minha mãe! A senhora professora estava muito contente, porque inaugurou uma cantina, onde os meninos pobres podem almoçar de graça. Se visse, Mãezinha! As mesas muito asseadas, os pratos branquinhos, jarras floridas e tudo tão alegre!

A sopa cheirava que era um regalo; e todos nós estávamos satisfeitos, ao ver os pobrezinhos matar a fome.

O filho do carpinteiro, a quem eu às vezes dava da minha merenda, de vez em quando ria-se para nós, como que a dizer:

- Está óptima, a sopinha!

Perguntei à senhora professora quem tinha feito tanto bem à nossa escola e ela respondeu-me:

- Foi o Estado Novo que gosta muito das crianças e para elas tem mandado fazer escolas e cantinas, creches e parques. Mas as famílias que possam também devem ajudar. Não te esqueças de o dizer à tua mãe.»


Caros amigos e conhecidos, foi desta que o disco rígido pifou!
Sem razão aparente fiquei sem disco rígido, a minha sorte é que sou muito precavida e tenho sempre cópia de tudo...
Não estava era a contar com mais esta agora.
Sempre que possa vou passando por aqui mas talvez demore uns diazitos.


Paul Erdös (1913-1996) foi um matemático bastante interessante , embora alguns o apelidassem de louco e tivesse um carácter algo estranho. Com a colaboração de centenas de matemáticos, trabalhou em problemas de teoria dos números(a minha preferida), análise combinatória e teoria dos grafos.

Tenho muitos livros sobre este matemático porque é uma personalidade que admiro bastante, ele era muito prático e tinha um sentido de humor um pouco perverso, fico sempre deliciada quando me recordo do seu vocabulário próprio

  • Capturado: Casado
  • CM: Contado como morto
  • DA: Descoberta Arqueológica
  • Épsilo: Criança
  • Escravos: Indíviduos do género masculino
  • Ir Embora: Morrer
  • Joe: União Soviética
  • Libertado: Divorciado
  • LM: Legalmente Morto
  • Morrer: Deixar de fazer matemática
  • MV: Morto Vivo
  • Patrões: Indíviduos do género feminino
  • PGV: Pobre Grande Velho
  • Pregar: Dar uma palestra sobre matemática
  • Quando é que chegou?: Quando é que nasceu?
  • Quando é que a infelicidade do nascimento o surpreendeu?: Quando é que nasceu?
  • Recapturado: Casado em segundas núpcias
  • Ruído: Música
  • Sam: Estados Unidos da America
  • Situados num comprimento de onda curta: fascistas
  • Situados num comprimento de onda longo: Comunistas
  • SF: Supremo Fascista. Citações onde se pode encontrar a expressão: "O SF criou-nos para se divertir com o nosso sofrimento"; "Quanto mais cedo morrermos, mais cedo lhe estragamos os planos".
  • Veneno: àlcool
Entre muitas outras expressões... depois de terem lido isto e, partindo do princípio que não conhecem o seu contributo para a Matemática, devem estar a pensar que este tal de Paul Erdös deve ter sido um ganda maluco :)



Hoje recebi correspondência referente à reestruturação do estatuto da carreira docente, escusado será dizer que estou completamente fula...passe a publicidade ao óleo...

Vocês que me desculpem mas notícias rascas equivalem sempre a sentido de humor ainda mais rasca :)



Hoje é dia de presunto, alheira e demais enchidos transmontanos acompanhados de queijo azeitonas e pão alentejanos!

Ainda não há fotos do evento mas mais tarde prometo colocar.



2007 o Ano do Golfinho

Esta iniciativa foi lançada em Setembro do ano passado no Mónaco e envolve governos, organizações não governamentais e entidades do sector privado.

Com esta campanha pretende-se consciencializar as pessoas acerca das espécies de golfinhos existentes, educar e informar políticos e envolver as comunidades locais na sua defesa, segundo o Instituto Nacional da Conservação da Natureza (ICN).

«Se esta tomada de consciência estimular medidas extremas para proteger as espécies em perigo e encorajar a protecção de outras, esta campanha deve ser considerada de enorme importância», disse à Lusa Manuel Eduardo do Santos sobre a iniciativa da ONU.
No nosso país devemos ter em conta o esforço que se está a desenvolver no Rio Sado, onde «ainda existe uma das poucas populações de golfinhos concentradas e residentes na Europa», tendo a protecção e conservação desta espécie «uma grande importância ecológica e cultural para o país».
O Ano Internacional do Golfinho faz ainda parte da «Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável», contribuindo para que se alcancem os objectivos do «Projecto Milénio» das Nações Unidas, em termos de diminuição da perda de biodiversidade.
(Diário Digital / Lusa)

São realmente animais espantosos durante as minhas viagens a Porto Santo tenho frequentemente avistado estes fascinates golfinhos fica-se sempre com uma maravilhosa sensação de paz ao vê-los ali no seu habitat natural...


























Olá a todos!

Estou de volta... imaginem que cheguei há aproximadamente 2 horitas... após uma viagem super, hiper atribulada!

Espero que o Natal e a passagem de ano tenham sido fenomenais para vós :) Eu limitei-me a ficar no quentinho junto da minha família e simplesmente apreciar a paz e calma que sinto quando regresso ao meu Alentejo.

Todos me perguntam como é a passagem de ano aqui na Madeira... é realmente fantástico para quem gosta de festa e multidões.


Como para mim férias é sinónimo de descanso lá fui eu para o Alentejo passar uns diazitos maravilhosos :)

sm

Arquivo do blogue