Apesar da minha longa ausência (causada sobretudo pelo extenso trabalho e prolongada gripe), não posso deixar passar em claro tão importante data.

Trata-se do 31 de Outubro e do 1 de Novembro ao qual tradicionalmente chamamos de Dia de Todos-os-Santos.

Embora se trate de um feriado aparentemente cristão, trata-se de um festival do calendário celta irlandês, o Samhain.

Samhain significa o final do Verão em língua celta, trata-se de uma data sagrada para este povo que acreditava existir por esta altura uma ligeira e ténue distância entre o mundo dos mortos, o mundo dos deuses e o mundo dos vivos. Este festival não celebrava a morte, mas sim a nova vida que haveria de vir, nesta altura relembravam-se e homenageavam-se os mortos com alegria.

Um ritual que se praticava era acender uma vela no dia 31 de Outubro em homenagem aos nossos antepassados. Juntar a família e meditar à volta de fogueiras honrando assim os nossos mortos e os nossos deuses oferecendo frutas e flores, comendo, bebendo e dançando.



Este foi mais um dos costumes que a igreja católica tentou camuflar com os seus santos, no entanto, bem vistas as coisas a celebração manteve-se através dos tempos, apenas se perdeu a parte da alegria...



"Blessings of this sacred night
be upon you and yours...
and may the memory of those
who lie beyond the veil
fill your heart with gentle joy."

2 comentários:

Zig disse...

Na Alemanha (país do qual tenho cada vez mais saudades, pelas razões conhecidas...) o 1º de Novembro é um dos feriados mais importantes, não só por ser o dia que é, mas também porque nos relembra que estamos vivos....

beijinhos grandes!

...e de resto, está tudo ebm contigo?

jocasipe disse...

Já aprendi qualquer coisa hoje. É bom!

sm