Um pouco de ciência

A Cor dos Olhos:
A cor dos olhos é uma herança genética. Basicamente, é determinada pela abundância do pigmento melanina na íris. As pessoas que têm olhos azuis não possuem melanina na parte anterior da íris, mas têm sempre alguma porção na parte mais profunda. O olho parece-nos azul, pois é a luz azul que é reflectida.



O gene EYCL3 é responsável pela cor dominante do olho e encontra-se no cromossoma 15. Existe em duas variedades: a que determina a cor castanha e preta, ou seja, muita quantidade de melanina e a que determina a cor azul, pouca quantidade de melanina.

Outro gene que intervém na cor dos olhos é o EYCL1, que se encontra no cromossoma 19. O alelo dominante deste gene determina a cor verde, grande quantidade de pigmentos de gordura, enquanto que o recessivo determina a cor azul, pouca quantidade de pigmentos de gordura.
Legenda:
B - alelo da cor castanha do gene EYCL3
b - alelo da cor azul do gene EYCL3
A- alelo da cor verde do gene EYCL1
a - alelo da cor azul do gene EYCL1
Quanto a mim, mais uma vez se confirma que sou mesmo fruto de uma grande "misturada"
:)

3 comentários:

Charlie disse...

..e sendo eu de olho que varia entre o verde e o castanho (sim; há dias em que estão bem verdes e noutros em que estão acastanhados) isso quer dizer que o gene EYCL1 é predominante e que o EYCL3 faz-lhe uma vis(i)tinha de vez em quando? :))

Trequita disse...

@Charlie
é esse exactamente o meu caso... penso que somos mesmo fruto de uma grande misturada :)

Zig disse...

Olha, tem graça! Tenho precisamente a mesma cor!

Obrigado pela lição, senhora s'tora!

lol