Desaparecida em combate a corrigir 7 turmas!
Já só faltam estas fichas que tenho na foto...
Coragem para ler tanta asneira é que já me vai faltando!
Ai que belo feriado vou passar...
:)


What am I to you

Tell me darling true

To me you are the sea

Fast as you can be

And deep the shade of blue



When you're feeling low

To whom else do you go

See I cry if you hurt

I'd give you my last shirt

Because I love you so...



Norah Jones







Hoje vi um programa na Sic Mulher (já não me lembro o nome do programa!) sobre a Matemática, nesse programa foi dito que as calculadoras não deveriam ser utilizadas pelos alunos... concordo, mas só até certo ponto...
Quem referiu tal barbárie ;) decerto se esqueceu que a primeira calculadora usada pelo ser humano foram os dedos das nossas mãos! quando os dedos se tornaram insuficientes foi inventado o ábaco! Os ábacos mais antigos que se conhecem datam do século VIII. Este instrumento era utilizado por comerciantes na China.

Muitos anos depois, Wilhelm Schickard construiu a primeira calculadora automática no século XVII , alguns anos mais tarde Blaise Pascal construía a primeira máquina de calcular.
Desde então todos a utilizamos no nosso dia-a-dia.

É óbvio que este instrumento deve ser utilizado apenas em casos específicos e nunca como forma de perguiça mental! Daí até proibir os alunos de utilizarem máquinas de calcular vai uma grande distância...

Hoje em dia não se usam máquinas de calcular até ao 7º ano, embora no 6º ano se ensinem aos alunos as funções e funcionalidades das máquinas de calcular.
Para mim o problemas não vêm das máquinas de calcular mas sim de alunos incapazes de memorizar seja o que fôr! Já para não falar da preguiça de raciocínio...
Tenho alunos no 8º ano que não são capazes de dizer imediatamente quanto é 4-0 , será que o problema vem da utilização da máquina de calcular ou da não utilização do cérebro?

Sexta-feira :)



Já devem ter percebido que ando a postar menos...


Este ano o trabalho é muito e tenho o horário todo centrado na 2a, 3a e na 4a na 5a é mais moderado e na 6a tenho folga!


Por isso a sexta-feira está a tornar-se o dia em que venho aqui e publico qualquer coisa que me tenha despertado a atenção durante a semana.


Sempre que tenho um tempinho tento mantêr-me a par do que se passa pelos blogs que me habituei a visitar mas mesmo isso está a ser complicado... há dias em que chego a casa, janto e automaticamente adormeço no sofá...


... para as pessoas que dizem que os professores não fazem nada eu dava-lhes só a experiência de fazerem o meu horário de segunda feira: 10h na escola, 9h de aulas distribuídas por 6 turmas "daquelas maravilhosas" e 45minutos para almoçar.




Ora quem é o primeiro candidato?



Só para dizer que o quadro é de Joan Miró e intitula-se "La gréve noire"

Já agora vem mesmo a propósito dar os parabéns à minha escola, a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, e a todo o pessoal que hoje decidiu fazer greve (a escola fechou, ninguém foi trabalhar hoje... nem um único funcionário ou professor.)

Tenho pena de não ter contribuído mas até Janeiro não dou aulas às sextas-feiras...




Entram em vigor na União Europeia novas medidas de segurança, para o transporte de bagagem de mão e restringem a quantidade de líquidos autorizada a ser levada para a cabina do avião.



Só é permitido o transporte de líquidos contidos em recipientes de capacidade não superior a 100 mililitros e dentro de saco plástico fechado.



Por vezes pergunto-me se estas medidas de segurança farão efectivamente alguma diferença!


Relativamente à bagagem de mão nunca me aconteceu nada mas no controlo da bagagem de porão já não posso dizer o mesmo...



Todos os anos viajo da Madeira para Lisboa em três altura distintas (Natal, Páscoa e Agosto) e de cada vez que viajo sou quase sempre revistada por tudo e por nada... os meus colegas têm várias teorias para tal me acontecer mas a que eu mais gosto é da que eu tenho cara de terrorista :)








Houve até uma vez que quase me vi em apuros, tudo por causa de um saco de limões!



A minha mãe (como todas as mães) quer sempre que eu traga tudo e mais alguma coisa quando me venho embora. Uma vez colocou um saco com limões na minha bagagem sem que eu soubesse. Como já é hábito a minha bagagem foi inspeccionada... a mala passou pelo detector e o polícia perguntou-me se eu tinha fruta na mala... eu respondi prontamente: Fruta? Não!


Foi logo uma barafunda... pararam tudo e mandaram-me desfazer as malas ali à frente de toda a gente... quando eu vi o saco com limões só me apeteceu esconder-me debaixo do chão ou fugir dali... só consegui corar que nem um pimento e pedir desculpas ao polícia...


lol



De outra vez foi com uma embalagem de requeijão e ainda houve outra em que recebi a bagagem toda revolvida, roupa enrolada objectos pessoais fora do sítio... enfim uma bagunça :)


Vamos a ver o que me acontece no Natal!


Durante as minhas deambulações "bloguísticas", dei de caras com um post deveras caricato que não posso deixar de transcrever... provém do blog "Lua de Lobos" que conheci através do blog Barão da Tróia II


American said:"We have George Bush, Stevie Wonder, Bob Hope, and Johnny Cash.


"Portuguese said:"We have Jose Socrates, no wonder, no hope, and no cash."


Ora digam lá que não é verdade! :)

Como fã incondicional da saga James Bond foi com grande satisfação que descobri o novo tema de James Bond disponível no You Tube!!!


A canção «You Know My Name», respeitante ao novo filme da saga James Bond, interpretada por Chris Cornell dos Audioslave, já está disponível no You Tube.
O vídeo com imagens do filme pode ser visto
aqui.




Pelos excertos que aparecem no video clip dá para ver que o filme continuará a ter qualidade...



De qualquer forma, para mim não há James Bond como o interpretado pelo Sean Connery... ficará para sempre no meu imaginário como o agente secreto perfeito :)

ESTOU DE VOLTA!





Foram várias as razões que me têm mantido afastada do mundo dos blogs...




a 1ª foi ter ficado sem Internet durante uma semana,
a segunda razão foi ter ficado doente na semana seguinte,
a terceira foi ter ficado com o meu computador avariado,
e a última foi ter tido uma tonelada de inquéritos para tratar estatisticamente...

Digamos que mais vale tarde que nunca:)

sm

Arquivo do blogue